DESEMBARGADORES DO TRF DA 5ª REGIÃO VENDIAM DECISÕES PARA PREFEITOS CORRUPTOS E INFLUENCIAVAM PROCESSOS DA LAVA JATO, REVELA OPERAÇÃO ALCMEON DA POLÍCIA FEDERAL

Desembargador aposentado do TRF da 5ª Região, sediado no Recife, Barros Dias
 foi preso hoje pela Polícia Federal, sob acusação de venda de votos e exploração deprestígio  para influenciar decisões de outros desembargadores do mesmo
Tribunal para livrar alvos de operações e processos até da Lava Jato

Natal/RN e Recife/PE - A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal no estado do Rio Grande do Norte, deflagrou hoje (30), a Operação Alcmeon para desarticular um grupo criminoso que explorava a compra e venda de votos e exploração de prestígio junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede no Recife, durante os anos de 2012, 2015 e 2017. 

Cerca de 70 policiais federais estão dando cumprimento a 23 medidas judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva, oito mandados de condução coercitiva e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Mossoró/RN e Recife/PE.

Segundo os investigadores, a organização teria atuado perante a Justiça em fatos que já teriam sido identificados, dentre os quais operações policiais, apelações criminais, ações rescisórias e revisão criminal. Os principais clientes eram políticos, inclusive envolvidos na operação Pecado Capital, dentre outras.

Fariam parte do grupo advogados e dois ex-desembargadores, que negociariam votos em sentenças criminais para a libertação de presos ou liberação de bens apreendidos em ações penais. Em um caso específico, a pena de um ex-prefeito, que era de 28 anos de reclusão foi reduzida para dois anos e oito meses, e substituída por restritiva de direito. As ações do grupo indicariam também o cometimento de delitos de exploração de prestígio em vários processos em trâmite no Tribunal, inclusive processos relacionados à Operação Lava Jato.

Segundo o Blog apurou, um dos alvos é o desembargador aposentado, que foi alvo de mandado de prisão, Francisco Barros Dias, que atuava juntamente com outro desembargador, já falecido, em 2013, Paulo Gadelha.

O esquema criminoso foi desvendado por meio de acordo de colaboração premiada em que um empresário relatou pelo menos duas situações em que teria obtido os benefícios do grupo depois de ter sua prisão decretada e seus bens apreendidos durante uma operação policial deflagrada no estado. O grupo cobraria em média 350 mil reais pelo serviço, sempre de forma antecipada. Em determinado momento, um dos advogados ligado à organização criminosa teria retido os documentos de veículos de um dos delatores como forma de garantir o pagamento futuro da propina.

O grupo está sendo investigado também com relação aos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica de documentos particulares, uso de documentos particulares ideologicamente falsos e lavagem de dinheiro.

O nome da operação faz referência a um personagem da mitologia grega e está relacionado à traição e quebra de confiança.

O blog segue apurando os nomes dos advogados que teriam comprados as decisões e os respectivos beneficiários.

Comentários

  1. Ah, nossos "nobres" juízes...
    O judiciário é o mais corrupto dos três poderes. A coisa mais comum é juízes venderem sentenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e não só. Bancos e grandes empresas tem processos de execução sendo "julgados" em dias por juízes que participam várias vezes por ano de congressos em lugares paradisíacos com tudo pago para ele e família por .....bancos e grandes empresas. Sua conta é bloqueada sem você nem ter sido intimado.
      Agora, entre com um processo contra um banco ou uma grande empresa ( Vivo, no meu caso)... a coisa já se arrasta há 4 anos sem nem ter a primeira audiência marcada.

      Excluir
  2. CADEIA NESSES BANDIDOS!

    ResponderExcluir
  3. É bronca!
    Dra Noélia...
    O seu Blog, é o destemido noticiário Pernambucano.
    A imprensa local, comprometida e de bico fechado.

    ResponderExcluir
  4. Crime organizado é isso ai,pcc é fichinha

    ResponderExcluir
  5. Nossa esperança são as pessoas de "bem", que estão nas diversas funções e cargos, liderando ou não,
    mas que tem a força da verdade transparente, atuarem sem temor, com a força do justo, sob o olhar da transparência, atuanatuando em seus postos , para contaminarmos com o espírito do honesto e exigimos a decência, a moralidade e a justiça justa, para, só assim, podermos mudarmos, mudar nosso espaço e mudarmos a sociedade, retirando todos exploradores dos indefesos, os covardes que se utilizam da camufcamuflagem de bonzinho para implantar o mal, aqueles sem escrúpulo que desviam dinheiro dos necessitados.

    ResponderExcluir
  6. Nossa esperança são as pessoas de "bem", que estão nas diversas funções e cargos, liderando ou não,
    mas que tem a força da verdade transparente, atuarem sem temor, com a força do justo, sob o olhar da transparência, atuanatuando em seus postos , para contaminarmos com o espírito do honesto e exigimos a decência, a moralidade e a justiça justa, para, só assim, podermos mudarmos, mudar nosso espaço e mudarmos a sociedade, retirando todos exploradores dos indefesos, os covardes que se utilizam da camufcamuflagem de bonzinho para implantar o mal, aqueles sem escrúpulo que desviam dinheiro dos necessitados.

    ResponderExcluir
  7. COMO TANTOS OUTROS, MAIS MASSACRADOS DO QUE TODOS!

    D E M A R C A Ç Ã O J Á ! ! ! !

    >> https://www.facebook.com/depmarcomaia/videos/1878031725545655/



    "EU CHEGUEI MESMO A ACREDITAR… COMO PUDE ESTAR TÃO ERRADO?"
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2017/08/31/eu-cheguei-mesmo-a-acreditar-como-pude-estar-tao-errado/

    "...Minha geração fracassou e minha geração se acumpliciou com uma gente que apenas queria se apropriar do povo.

    Não, não está errado não. A grande, enorme, quadrilha queria se apropriar das pessoas, manipulando seus corações e suas mentes. Ludibriando, corrompendo, pondo a tantos de quatro ou de bruços. E CONSEGUIU...."

    ResponderExcluir
  8. A ISTO SE CHAMA JUSTIÇA?

    ResponderExcluir
  9. Por isso a PF tem que apurar a indústria de delações da lava jato.
    Foi denunciado, o amigo do Moro ex sócio de sua esposa recebeu dinheiro do maior doleiro da Odebrechet.
    Esse amigo cobrava propina dos réus para dividir com os procuradores da lava jato.
    Quando não aparece juizes, desembargadores, policiais, advogados e procuradores numa operação, desconfiem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITURA DE JABOATÃO TERIA FEITO PAGAMENTOS POR EVENTOS CANCELADOS REFERENTES AO CARNAVAL 2017, DENUNCIA ARQUITETO

"Pernambuco, meu País"! Qual a origem do orgulho de ser pernambucano? Você sabe?

EXCLUSIVO: Membros da família Figueira, gestora do IMIP, usavam cartão de crédito de "laranja" para esconder gastos, inclusive, no exterior, apontam investigações.