Tomar café reduz risco de suicídio à metade, informa pesquisa de Harvard

DO GLOBO


  • Estudo foi feito com informações de 200 mil voluntários; cafeína estimula sistema nervoso central



Consumir entre duas e quatro xícaras de café por dia reduz riscos de suicídio, concluem pesquisadores
Foto: Marcos Tristão

Consumir entre duas e quatro xícaras de café por dia reduz riscos de suicídio, concluem pesquisadores

 Marcos Tristão

RIO- Beber de duas até quatro xícaras de café por dia pode reduzir o risco de suicídio tanto em homens quanto em mulheres em até 50%, conclui pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard.
O estudo investigou os hábitos de ingestão de cafeína de 200 mil pessoas, entre os que consumiam café descafeinado, ou café comum nas mais variadas quantidades, ou que simplesmente não tomavam a bebida. Também foi medido o consumo de outras formas de ingestão da cafeína, como por meio de chocolates, chás e refrigerantes.
A cafeína funciona estimulando o sistema nervoso central, mas pode agir como um antidepressivo leve, aumentando a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, incluindo a serotonina, dopamina e noradrenalina.
Isso poderia explicar por que estudos epidemiológicos anteriores encontraram um menor risco de depressão entre os bebedores de café no passado, disseram os pesquisadores.
Apesar dos resultados, os autores não recomendam que os adultos deprimidos se automediquem, aumentando o consumo de cafeína por conta própria, o que pode resultar em efeitos colaterais desagradáveis.
- Ao contrário de investigações anteriores, pudemos verificar a associação do consumo de bebidas com cafeína e sem cafeína, e identificar a cafeína como o mais provável candidato de qualquer suposto efeito protetor do café - disse o pesquisador Michel Lucas, do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITURA DE JABOATÃO TERIA FEITO PAGAMENTOS POR EVENTOS CANCELADOS REFERENTES AO CARNAVAL 2017, DENUNCIA ARQUITETO

"Pernambuco, meu País"! Qual a origem do orgulho de ser pernambucano? Você sabe?

EXCLUSIVO: Membros da família Figueira, gestora do IMIP, usavam cartão de crédito de "laranja" para esconder gastos, inclusive, no exterior, apontam investigações.