ABIN ESTARIA INVESTIGANDO 'EVENTUAIS RELAÇÕES ESPÚRIAS' DE EDUARDO CAMPOS COM FINANCIADORES DE CAMPANHA, INSINUA REVISTA


Do Blog da Brontée

Ciro Gomes e Eduardo Campos tiveram
 jantar reservado no último dia 27/05,
sobre assuntos até hoje não revelados

Matéria da Revista "Veja" desta semana, revela que a PM de Pernambuco teria prendido quatro arapongas da ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência, durante operação de espionagem montada contra o governador de Pernambuco e presidenciável, Eduardo Campos, no Complexo Portuário de SUAPE. Os espiões se disfarçavam de operários e a pretexto de monitorarem o movimento sindical, buscavam localizar "eventuais relações espúrias entre Campos e o setor privado. Os agentes detidos faziam perguntas específicas sobre o governador", diz a reportagem. 

Um ex-ministro de Lula, ouvido pela reportagem, opina que a razão da escolha de SUAPE para a espionagem não foi à toa, afinal, segundo esse ex-ministro, cujo nome não foi revelado, "Tudo em Pernambuco é feito em função de Suape. Viadutos, ferrovias, tudo." Os "grandes investimentos, portanto, passam por lá - assim como as grandes empresas e os financiadores de campanha." Já um parlamentar de Pernambuco, cujo nome também não foi revelado, seguiu a mesma linha de raciocínio do ex-ministro para justificar a escolha de Suape como ambiente propício para investigações: "No porto, atuam grandes financiadores de campanha e, mais importante, grandes corretores de contribuições eleitorais."

Segundo a reportagem, os agentes da ABIN, que é um órgão de assessoramento exclusivo da presidência da República, ou seja, de Dilma Rousseff, eram Mário Ricardo Dias Santana, Nilton de Oliveira Cunha Junior, Renato Carvalho Raposo de Melo e Edmilson Monteiro da Silva, este último, curiosamente, dublê de espião e vereador pelo Partido Verde, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Partido que, aliás, integra a base de sustentação do governador com uma Secretaria, a de Meio Ambiente, por sinal, tema que é considerado um dos mais espinhosos da gestão de Eduardo Campos, justamente em razão dos licenciamentos ambientais para a instalação dos grandes empreendimentos que alavancaram o desenvolvimento do Estado e a popularidade do governador, ocorridos, principalmente em SUAPE.

Os arapongas da ABIN, todos lotados na Superintendência de Pernambuco, segundo a Veja, no dia da detenção pelo serviço de inteligência da Polícia Militar de Eduardo Campos, dirigiam dois veículos, um dos quais com placas "frias" e ou outro registrado em nome da própria Agência.

Ao ser comunicado da prisão dos "abinlhudos", por meio de um relatório de uma página arquivado em seu Gabinete Militar, o governador Eduardo Campos convocou uma reunião com alguns aliados do PPS, entre os quais o presidente nacional da legenda, o deputado federal Roberto Freire, que, por sua vez,  segundo a revista, teria se negado a falar sobre o assunto.

Intrigante que entre tantos aliados, o governador tenha escolhido justamente o presidente do PPS para esse desabafo. Será que essa arapongagem também não teria sido o tema das conversas de Eduardo Campos com o ex-ministro Ciro Gomes? Afinal, a Libra Holding, uma das principais exploradoras de portos públicos e que já manifestara interesses em Suape, destinou nada menos que 57% de todas as suas doações de campanha, nos dois últimos processos eleitorais, para o PSB, Partido não só do governador Eduardo Campos, mas também do ex-ministro Ciro Gomes, de seu irmão Cid Gomes e do Ministro Leônidas Cristino, indicado por Ciro Gomes para a Secretaria Especial dos Portos do governo Dilma Rousseff. 

* Com a colaboração de Noelia Brito, do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITURA DE JABOATÃO TERIA FEITO PAGAMENTOS POR EVENTOS CANCELADOS REFERENTES AO CARNAVAL 2017, DENUNCIA ARQUITETO

"Pernambuco, meu País"! Qual a origem do orgulho de ser pernambucano? Você sabe?

EXCLUSIVO: Membros da família Figueira, gestora do IMIP, usavam cartão de crédito de "laranja" para esconder gastos, inclusive, no exterior, apontam investigações.